sexta-feira, 5 de março de 2010

Ficar bonita para si mesma...

Hoje é sexta-feira e todos ficam mais animados. A promessa de alguns dias de diversão, sem horário, uniforme, sem patrão dizendo o que fazer. Hora de ver os amigos, bater papo, bater cabelo, rir, beber e relaxar.
Sextas pra mim já significaram dia de SPA. O dia de cuidar da pele, do cabelo, das unhas...Caprichar na depilação, no perfume. Sim, porque sextas eram o dia de ver o namorado. Então, nada de cabelinhos indesejados ou unha por fazer.
Já era automático. Acordar cedo, lavar o cabelo, hidratação, escovar e pranchar. Fazer esfoliação, máscara, retirar cravos, ajeitar a sobrancelha, o buço maldito que insiste em crescer. Fazer as unhas, pintá-las de vermelho(é, alguns caras gostam de esmaltes vermelhos). Depilar pernas, deixando elas lisinhas para que as mãos dele pudessem deslizar lindamente. É. Sexta era o dia de se preparar.
Acho que toda a preparação deixou de ser suficiente quando deixou de ser sobre mim. Ou seja, deixou de ser o dia em que cuidava de mim para ficar mais bonita, para ser o dia em que ficava bonita para ele.
E aí, o namoro acabou. E as sextas de beleza, consequentemente, se foram também. Não mais escova, não mais unhas feitas, pernas cabeludas...E veio a sensação de liberdade. Livre finalmente! Bom, relaxar e não ter a "obrigação" de ficar bonita!!!
Tola.
Muito tola mesmo.
Depois de um tempo relaxada você se olha no espelho. E percebe que aquela é a sua versão do universo "Betty a Feia". E se pergunta: onde foi que eu embaranguei tanto? Ah porra, você não sabe? Pois deveria.
Todo o ritual de beleza não é pra outra pessoa. Não seja hipócrita de mentir que você nao gosta do elogio. Sim, você gosta. Todo mundo gosta. Mas começa com você, você olhando no espelho e se sentindo linda. Bem cuidada. Bem amada. Apaixonadíssima por você.
E aí um dia você se pega em casa, sem programação para a sexta a noite, pois seu prazo de entrega de um trabalho para o mestrado já está estourado, você não aguenta mais ler artigos sobre genitália feminina e sexo. Cansada, vai tomar banho, mas olha no espelho e resolve dar um pouco mais de atenção a você. Toma aquele banho demorado, faz depilação, banho de lua, ajeita  sobrancelha, se livra do buço. Sai do banho cheirosa...
E sua mãe te pergunta: "vai sair? tá se arrumando para quê?"
E você responde:"não, não vou. To me arrumando pra mim. Só pra mim"

Quem dera eu tivesse sido sempre assim.

Beijinhos