sábado, 30 de janeiro de 2010

Consumir?

Que todas nós adoramos comprinhas, não temos dúvidas. Mas quando o consumismo passa de agrado ao Ego para algo que é prejudicial? "Ah, mas isso é tão baratinho!" "Tá tão em conta...e vai ser algo que vou usar muito" "Ah, mas parcela em 5 vezes sem juros!!!" "Ah, tudo dá tão errado pra mim, pelo menos eu me dou presente, né?". Quantas vezes você já disse ou ouviu alguma amiga sua falando alguma dessas frases ou qualquer outra que nada mais nada menos que uma desculpa para consumir algo que não precisamos?
Eu já tive problemas sérios com gastos excessivos. Fiquei com dívidas que não podia arcar, e um dos principais culpados (além da minha falta de auto-controle) foi o cartão de crédito. Eu tinha uns três diferentes, além dos cartões de todas as lojas (Renner, C&A, Riachuelo, Marisa...). No final do mês, era mais gasto do que renda. E sempre deixava de pagar um ou outro cartão, pagava só o mínimo. #fail
Na época, eu estava passando por uma situação delicada, problemas pessoais. E toda vez que me sentia deprimida, ia na rua e gastava um pouquinho. Voltava felizinha pra casa...até chegar a fatura. E não comprava grandes coisas, mas sim pequenas, várias vezes. Essa era minha estratégia para me convencer que não havia problema gastar mais um pouco...
Eu tenho um problema em controlar meus impulsos, principalmente quando tem muitas coisas baratinhas e coloridas. E durante minha terapia, eu discutia isso com minha terapeuta, pois apesar de reclamar constantemente da minha falta de dinheiro(que as vezes me impedia de ir pra terapia), eu sempre tinha algo novo comprado. Ela me propôs que eu só saísse e comprasse o que fosse necessário e que sempre que eu visse algo que eu "precisava muito" comprar, que eu andasse por toda loja, e pensasse nas minhas contas, no que eu ainda tenho que pagar...E ficasse andando até a vontade, o impulso passar. E funciona.
Mesmo assim, eu já me enrolei muito duas vezes. Todas vezes eu estava em momentos complicados da minha vida. E no final, apesar de comprar ser bem legal na hora, as consequências não eram tão legais assim. Ter seu nome sujo, cartão bloqueado, cobranças...Tudo poderia ter sido evitado com um pouco mais de auto-controle.
E nós mulheres somos ótimas em fazer essas coisas. Sempre pensamos: ah, tem problema não, é tão baratinho...É só três reais (três é um numero místico pra mim. Adoro tudo que é três real hahahahaha). "É tão pouquinho, eu mereço", ou a minha favorita: "Poha, ralo pra caramba, tenho direito de gastar comigo mesma!". Sim eu tenho. Desde que minha conta não venha gigante no cartão e eu não me ferre toda pra pagar. Porque aí a alegria vai embora dando lugar à raiva, à decepção, à preocupação.
Precisei de muito esforço para não cair na armadilha do comprar compulsivo. Escorrego ainda, mas já consigo me controlar bem mais, tanto que estou com o cartão internacional e ainda não me afundei em dividas. Só algumas comprinhas cuidadosamente calculadas. Tenho dado preferência ao débito e pagamento a vista, sem parcelamentos infindáveis(5 vezes sem juros foi minha frase favorita por anos). E sempre que eu vejo algo "muito lindoooo" eu penso se é algo que eu não posso viver sem. Tem que ter o "fator uau", sabe? E mesmo assim, eu ando pela loja, pensando em todas as situações em que usaria aquilo. E sabe, na maioria das vezes percebo que não vou usar tanto assim. Ou que nem combina tanto comigo. As vezes, experimento duas ou três vezes para ter certeza.
O que ainda me mata são essas comprinhas pequenas...Tipo esmaltes. Mas quando eu vejo algo que eu realmente gostaria de comprar e não posso porque comprei esmaltes demais, eu digo pra mim: Bem feito, Val. Bem feito. Agora, senta e chora.
Eu ando meio triste...Não tenho mais nada de make que eu realmente precise comprar...Agora é tudo excesso. :P

Beijinhos,

3 comentários:

Dani disse...

Amei o post amiga!! Eu preciso mto desse auto controle algumas vezes, e vou usar sua técnica, fato!!!
bjossssssss

Leandra Garcia disse...

ACHEI SEU POST BEM FIDEDIGNO!JÁ OCORREU COMIGO TB,DE SE AFUNDAR EM DÍVIDAS SÓ POR UM MERO MINUTO DE PRAZER.OBSERVO QUE HÁ ALGUNS BLOGS QUE SÓ FALAM DE "COMPRINHAS",AO MEU VER ACHO ISSO ATÉ PREJUDICIAL,POR ESSA RAZÃO ESTOU COMENTANDO NO SEU POST,A GENTE NÃO PRESCISA DE TUDO QUE VER PARA SER FELIZ!
BJUX.

Carol Claudino disse...

Concordo muito com vc. Tenho tentado me contralar tb, mas é muitoo difícil!! Sempre tem alguma coisinha baratinha e bonitinha que chama a atenção, e qnd a gente vai ver gastou 30, 40 reais de uma vez só. E no fim do mês é auele aperreio. A técnica que eu costmo usar é meio parecida com a sua. Primeiro eu penso: já deixei de comprar outras coisas e não morri, e depois saio andando e pensando em tudo que já vou ter que pagar no fim do mês. Mas o fato é que realamente precisamos nos conscientizar de que não precisamos de tudo, e que dinheiro não nasce em árvore neh... Bjuus!

Postar um comentário

Valeu Galerinha!!!
Obrigaduuuu :)