sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Montando sua Make-up Bag - Vol I: A Base.

Como falei antes, minha experiência com todos os itens de maquiagem não é tãoo antiga assim. E um dos itens que tive muita, mas muita dificuldade mesmo para acertar, foi a base. Já experimentei diversas marcas e tipos, coberturas e ainda hoje não confio tanto que tenha acertado. Não sou expert, então vou falar da minha experiência, ok?
Muita gente acha que base é frescura. Ou que não é necessária, só toma tempo...Já ouvi isso mil vezes das minhas amigas. Ou então, acham que a base dá um efeito artificial na maquiagem. Eu também achava isso. Mas a verdade é que tudo na vida precisa de uma boa fundação. Na maquiagem, a mesma coisa. Outro dia eu estava de bobeira e fui maquiar uma amiga, que já foi reclamando quando viu a base. Mandei ela calar a boca e ficar quieta e só falar algo quando eu terminasse. Comentário da própria: "Gente, mas a base dá outro efeito no rosto!!!" Se escolhida errada, obviamente fica artificial, né? Se certinha, fica carinha de Hollywood.
As bases podem ser líquidas, cremosas,bastão, mineral, mousse...Confesso que tenho receio da maquiagem mineral, por ser em pó.Não sei se acertaria usar. A mousse eu ainda não testei, não existem muitas opções disponíveis no mercado brasileiro. Dentre estas opções, eu já usei líquidas (minhas favoritas por terem cobertura leve), em bastão e cremosas.
É importante saber qual seu tipo de pele para escolher a base adequada. Se você não sabe, vale a pena dar um passada no dermatologista para ter a pele avaliada. Usar a base errada pode causar o terror da mulherada, as famigeradas espinhas e o os horrendos cravos, além de não dar o efeito desejado. Se sua pele for oleosa, é melhor fugir das bases com óleo em sua formulação, para não ficar com o rostinho tipo concreto fora do ponto, okz?
Apesar de ser um item indispensável, é MUITO(Xuxa mode on) difícil comprar base. Não por causa de falta de opções de marca e preço. Mas por causa das cores. Lembro que até um passado recente, base para pele negra era inexistente no mercado. Existiam as velhas opções: claro, médio e escuro. E você usava a clara e ficava clara demais. A média, escurecia. A escura, sem comentários. Não to falando aqui das bases importadas. Essas já possuem mais tonalidades e até bases que vem em dois tons para se misturar e chegar a sua cor exatamente. O objetivo aqui é falar de marcas brazucas, acessíveis ao bolso da maioria das meninas. Me recusooo a pagar tubos numa base MAC. As marcas brasileiras é que tem que se tocar que nós somos resultado de miscigenação e temos DIVERSOS tons de pele. Claro, médio e escuro só não rola. Mas isso parece estar mudando...A maioria das marcas já tem mais tonalidades, já vemos uma linha específica para pele negra e morena(Max Love), a Avon e a Natura com mais opções (no site da avon você pode simular o uso de diversas cores de base, no simulador de maquiagem).
Atualmente, possuo quatro bases diferentes. São 3 líquidas e uma em bastão. Tenho uma base da Elke (cor Wood); Vult cor 01;  Avon Ideal Shade Bege e Color Trend base em bastão cor bege claro. Gosto das líquidas por ficarem mais naturais e até agora, eu não tinha problemas com manchinhas na pele(resultado das medicações que estou tomando).
E aí Val, como eu faço pra comprar uma pra mim?
Eu sou a consumidora chata. Sejam também. Procurem resenhas sobre bases nos blogs (tem alguns muito bons aqui no meu blogroll :) ). Entrem nas lojas, experimentem no queixo de vcs, saiam na rua, olhem o resultado na luz natural, pesquisem preços, leiam a formulação química.... Peçam opinião de quem tá por perto, da vendedora...Não precisa ter pressa. Eu sempre faço assim: rodo todas as lojas para pesquisar os preços e experimentar os produtos. Vou pra casa, olho o resultado, e só volto no dia seguinte para comprar a que eu quero.
Fiz uma pesquisa recente aqui em Madureira, mas acredito que esses preços sejam válidos para outras regiões do Rio de Janeiro:
Até 15 reais: Vult, Marchetti, Koloss, Toque de Natureza, Tango, Ruby Rose, Elke, Max Love.
De 15 até 30 reais: Avon, Natura.
Mais de 30 reais: Maybelline Mousse.
Vale a pena comentar que o Boticário também tem bases. Lá tem a opção de base mineral e sei que tem base líquida da linha Intense, que é a linha de maquiagem mais acessível e que fica na mesma faixa de preço da Avon e Natura.
Espero que tenham gostado do post! Farei resenhas individuais de cada uma das bases, ok?
Beijinhosss